Pontos Turísticos de Veneza na Itália

Veneza, conhecida como a Sereníssima, foi umas das cidades mais importantes da Europa, com uma história rica e complexa e um império de influência mundial comandado pelos doges, os líderes da cidade. A cidade foi construída sobre um arquipélago de 118 ilhas formadas por quase 150 canais em uma lagoa rasa. As ilhas são ligadas por cerca de 400 pontes. Até o ano 1846, quando foi construída a ponte ferroviária, Veneza era completamente isolada de terra firme. Até hoje continua uma cidade completamente pedonal, e é mundialmente famosa pelos seus canais que servem a função de estradas, e de qualquer forma de transporte sobre a água ou a pé.

Os barcos são os únicos meios de transporte na zona, e o barco clássico veneziano é a gôndola. A cidade ainda dispõe de mais de 400 gondoleiros, que levam seus passageiros para passear e conhecer a cidade, e para festejar durante cerimonias, como casamentos.

O mais conhecido trajeto de gôndola de Veneza é o Grande Canal, a maior via aquática de tráfego da cidade ladeada por alguns dos edifícios mais bonitos de Veneza, como Ca’ Rezzonico, Ca’ d’Oro, Palazzo Venier dei Leoni, que abriga a coleção Peggy Guggenheim. Corta a cidade no meio em forma de “S” pelos sestieri, ou 6 bairros centrais da cidade: Cannaregio, Castello, Dorsoduro, San Marco, San Polo, e Santa Croce.

É no Grande Canal que fica a ponte mais famosa de Veneza, a Ponte de Rialto, a ponte em arco mais antiga da cidade, sendo historicamente a única ligação permanente entre os dois lados do canal. A primeira construção foi uma ponte flutuante em 1181 que, graças à importância do mercado de Rialto na margem oriental do canal que aumentou o tráfego perto da ponte, foi substituída em 1250 por uma ponte de madeira. Hoje a ponte é de pedra é formada por um único arco, desenhado por Antonio da Ponte e construída entre 1588-1591.

Dos muitos monumentos e pontos turísticos existentes, também destacam-se a imponente Basílica de São Marcos, na adjacente Praça de São Marcos, e o Palazzo Ducale. A basílica bizantina de São Marcos foi fundada no século nove como refúgio para as relíquias de São Marcos. Construída com uma arquitectura grega, essa igreja possui mosaicos refinados com ouro. Aqui é onde fica os maiores tesouros de Veneza, como o grande ícone de Madonna Nicopeia. A cripta dentro dessa basílica foi feita com safiras, esmeraldas e rubis. O belo Palazzo Ducale foi criado para ser a casa dos Doges, os líderes de Veneza. Esse palácio é uma mistura dos estilos gótico e islâmico, datado de 1365. Seu interior, já é um estilo renascentista, datando do século 16. Aqui é possível apreciar alguns quadros de Titian e Belline.

Além das belezas de suas ruas aquáticas, Veneza possui muitos mais museus e construções belíssimas que merecem ser conhecidas, como a Galeria Accademia, o Campanário de São Marcos e o magnífico Teatro La Fenice.

A Accademia é uma galeria de arte situada na margem do Grande Canal que foi fundada em 1750 pelo Senado Veneziano como escola de pintura, escultura e arquitetura de Veneza com a intenção de reproduzir a mesma Accademia que já existia em outras cidades. O Campanário de São Marcos, ou Torre de Sino, é a estrutura mais alta de Veneza. Do seu topo a visão de toda Veneza é fascinante. Com 97 metros de altura, os visitantes precisam fazer essa grande subida para poder ver os telhados da cidade. Um fato interessante é que não é possível ver os canais de Veneza de cima da torre. Em 1902 a torre desabou, mas foi reconstruída exatamente como era. Teatro La Fenice, ou A Fênix, é o principal teatro lírico de Veneza. Foi inaugurado em 1762, e logo depois destruído e reconstruído. Hoje é a sede de uma importante temporada operística e do festival internacional de música contemporânea.

Veneza possui muitas construções belíssimas que merecem ser conhecidas, confira a lista com os principais pontos turísticos de Veneza, na Itália:

Essa gloriosa igreja gótica de Santa Maria Gloriosa dei Frari, foi construída em 1338, está associada com o nome de Titian, um famoso pintor de Veneza que está enterrada nela junto de outro famoso veneziano, Antonio Canova, um grande escultor. A Basilica di Santa Maria Gloriosa dei Frari, normalmente chamada simplesmente os Frari, é uma das maiores igrejas de Veneza e tem o estatuto de basílica menor. Está no Campo dei Frari, no coração do bairro de San Polo.

Endereço: San Polo, 3072, 30125 Venezia, Itália
Website Oficialhttp://www.basilicadeifrari.it
Inauguração: 1338
Telefone: +39 041 272 8611
Horário: 09:00 – 18:00
Estilo arquitectónico: Arquitetura Gótica Italiana
Província: Veneza
Sepultamentos: Ticiano, Antonio Canova, Francesco Foscari

Basilica dei Frairi

Basilica dei Frairi

A Basílica de São Marcos é a mais famosa das igrejas de Veneza, Itália, e um dos melhores exemplos da arquitetura bizantina. A basílica foi fundada no século nove como refúgio para as relíquias de São Marcos. Construída com uma arquitetura grega, essa igreja possui mosaicos refinados com ouro. Aqui é onde fica os maiores tesouros de Veneza, como o grande ícone de Madonna Nicopeia. A cripta dentro dessa basílica foi feita com safiras, esmeraldas e rubis.

Endereço: San Marco, 328, Venezia, Itália
Website Oficialhttp://www.basilicasanmarco.it
Inauguração: 1974
Telefone: +39 041 270 8311
Horário: 09:45 – 17:00
Altura: 43 m
Estilo arquitectónico: Arquitetura Gótica Italiana, Arquitetura bizantina, Arquitetura gótica
Província: Veneza

Basilica di San Marco em Veneza em Itália

Basilica di San Marco em Veneza em Itália

O Campanário de São Marcos é o campanário da Basílica de São Marcos em Veneza, situado na praça do mesmo nome. É um dos símbolos da cidade de Veneza. A torre tem 98,6 m de altura e fica num canto da praça, perto da entrada da basílica. Um fato interessante é que não é possível ver os canais de Veneza de cima da torre. Em 1902 a torre desabou, mas foi reconstruída exatamente como era.

Endereço: Piazza San Marco, 30124 Venezia, Itália
Website Oficialhttp://www.basilicasanmarco.it
Inauguração: 1912
Horário: 09:00 – 16:30
Altura: 99 m
Função: Campanário
Província: Veneza

Campanário de São Marcos em Veneza

Campanário de São Marcos em Veneza

O Palácio Ducal, também conhecido como Palácio do Doge, é um símbolo da cidade de Veneza e uma obra-prima do gótico veneziano. Surge na área monumental da Piazza San Marco, entre a Piazzetta e o Molo. Um belo palácio de Veneza, criado para ser a casa de um antigo líder de Veneza, o Doge. Esse palácio é uma mistura dos estilos gótico e islâmico, datado de 1365. Seu interior, já é um estilo renascentista, datando do século 16. Aqui é possível apreciar alguns quadros de Titian e Belline.

Endereço: San Marco, 1, 30124 Venezia, Itália
Website Oficialhttp://palazzoducale.visitmuve.it
Inauguração: 1424
Horário: 09:00 – 19:00
Telefone: +39 041 271 5911
Função: Palácio
Arquitectos: Bartolomeo Bon, Filippo Calendario, Antonio Abbondi, Andrea Bregno, Giovanni Bon
Província: Veneza

Palácio Ducal em Veneza

Palácio Ducal em Veneza

A Accademia é um museu e galeria de arte especializada em arte pré-XIX em Veneza, Itália, situado na margem sul do Grande Canal.

Endereço: Campo della Carità, 1050, 30123 Venezia, Itália
Website Oficialhttp://www.gallerieaccademia.org
Fundada: 1817
Horário: 08:15 – 19:15
Telefone: +39 041 520 0345
Função: Palácio
Arquitectos: Bartolomeo Bon, Filippo Calendario, Antonio Abbondi, Andrea Bregno, Giovanni Bon
Província: Veneza

Gallerie dell'Accademia

Gallerie dell’Accademia

O Ca’ Rezzonico é um dos mais famosos palácios de Veneza, com a fachada principal voltada para o Grande Canal. Fica situado no sestiere de Dorsoduro.

Endereço: Dorsoduro, 3136, 30123 Venezia, Itália
Website Oficialhttp://carezzonico.visitmuve.it
Fundada: 25 de abril de 1936
Horário: 10:00 – 18:00
Telefone: +39 041 241 0100
Função: Palácio, Museu
Arquitecto: Baldassarre Longhena
Província: Veneza

Museu Ca’ Rezzonico em Veneza

Museu Ca’ Rezzonico em Veneza

A Coleção Peggy Guggenheim é reconhecida como um dos museus principais da Europa dedicados a arte europeia e americana da primeira metade do século 20.

Endereço: Dorsoduro, 701-704, 30123 Venezia, Itália
Website Oficialhttp://www.guggenheim-venice.it
Horário: 10:00 – 18:00
Telefone: +39 041 240 5411
Província: Veneza

Museu Peggy Guggenheim em Veneza

Museu Peggy Guggenheim em Veneza

A Ca’ d’Oro é um conhecido palácio de Veneza, situado no sestiere de Cannaregio e voltado para o Grande Canal. Actualmente é utilizado como museu.

Endereço: Cannaregio, 3932, 30121 Venezia, Itália
Website Oficialhttp://www.cadoro.org
Inauguração: 1430
Horário: 08:15 – 19:15
Telefone: +39 041 522 2349
Função: Palácio
Arquitetos: Bartolomeo Bon, Giovanni Bon
Província: Veneza

Ca' d'Oro em Veneza

Ca’ d’Oro em Veneza

A Torre do Relógio dos mouros é um dos mais famosos marcos arquitetônicos em Veneza, sobre um arco que conduz para o que é a principal rua comercial da cidade, a antiga Merceria. A torre do relógio e seu grande relógio zodíaco, uma obra-prima de tecnologia e engenharia, formam uma parte essencial da própria imagem de Veneza.

Endereço: Piazza San Marco, Venezia, Itália
Website Oficialhttp://torreorologio.visitmuve.it
Telefone: +39 041 529 8711
Província: Veneza

Torre dell'Orologio em Veneza

Torre dell’Orologio em Veneza

O Teatro La Fenice é o principal teatro lírico de Veneza, nordeste da Itália. Destruído várias vezes e reedificado, é sede de uma importante temporada operística e do festival internacional de música contemporânea.

Endereço: Campo San Fantin, 1965, 30124 Venezia, Itália
Website Oficialhttp://www.teatrolafenice.it
Inauguração: 16 de maio de 1792
Telefone: +39 041 786511
Província: Veneza

Teatro La Fenice em Veneza

Teatro La Fenice em Veneza

A Ponte de Rialto é a ponte em arco mais antiga e mais famosa sobre o Grande Canal, na cidade italiana de Veneza. Ela foi formalmente a única ligação permanente entre os dois lados do Grande Canal, até abrirem as restantes travessias.

Endereço: Sestiere San Polo, 30125 Venezia, Itália
Website Oficialhttp://www.comune.venezia.it
Inicio da Construção: 1588
Comprimento Total: 48 m
Altura: 7,32 m
Inauguração: Julho de 1591
Telefone: +39 041 250 1801
Província: Veneza

Ponte de Rialto em Veneza

Ponte de Rialto em Veneza

Murano, embora descrita como uma ilha da lagoa de Veneza, é de facto um arquipélago de sete ilhas menores, das quais duas são artificiais, unidas por pontes entre si. Tem aproximadamente 5500 habitantes e fica a somente 1 km de Veneza.

População: 5000 Habitantes
Província: Veneza

Ilha de Murano Veneza

Ilha de Murano Veneza

Dorsoduro é o sestiere mais meridional de Veneza. Fica a sul dos sestieri de Santa Croce e San Polo, englobando as ilhas situadas do outro lado do canal da Giudecca, à exceção da ilha de San Giorgio Maggiore que pertence ao sestiere de San Marco.

Endereço: Sestiere di Dorsoduro, 30100 Venezia, Itália
Website Oficialhttp://www.turismovenezia.it
Telefone: +39 041 529 8711
Província: Veneza

Dorsoduro em Veneza

Dorsoduro em Veneza

A Ponte dos Suspiros é uma ponte característica de Veneza, situado perto da Piazza San Marco em direção da Riva degli Schiavoni, que liga o Palazzo Ducale às Prigioni Nove, o primeiro edifício no mundo construído para ser uma prisão.

Endereço: Piazza San Marco, 1, Venezia, Itália
Website Oficialhttp://palazzoducale.visitmuve.it
Inicio da Construção: 1600
Inauguração: 1602
Comprimento Total: 11 m
Altura: 7,32 m
Arquiteto: Antoni Contino
Telefone: +39 041 271 5911
Localização: Castello, San Marco
Província: Veneza

Ponte dos Suspiros em Veneza

Ponte dos Suspiros em Veneza

San Giorgio Maggiore é uma das ilhas de Veneza, que fica a leste da ilha Giudecca e a sul do principal grupo de ilhas. Está rodeada pelo Canale della Grazia, Canale della Giudecca, Canale di San Marco e pela Laguna de Veneza meridional.

Província: Veneza

San Giorgio Maggiore em Veneza

San Giorgio Maggiore em Veneza

Santa Maria della Salute é uma basílica de Veneza, que se ergue perto da da Punta della Dogana. Foi construída, tal como a Igreja do Redentor e a Igreja de São Roque, como ex-voto dos habitantes

Endereço: Fondamenta Salute, 30123 Venezia, Itália
Website Oficialhttp://www.seminariovenezia.it
Inauguração: 1681
Horário: 09:00 – 12:00, 15:00 – 17:30
Estilo Arquitetônico: Arquitetura barroca
Telefone: +39 041 241 1018
Função: Basílica
Província: Veneza

Santa Maria della Salute Foto: Marius Fiskum

Santa Maria della Salute
Foto: Marius Fiskum

O Museu Correr é o museu municipal de Veneza, situado na praça de São Marcos, em frente à basílica homónima, e ocupa uma parte da Ala Napoleónica das Procuratie Nuove desenhada por Vincenzo Scamozzi.

Endereço: Piazza San Marco, 52, 30124 Venezia, Itália
Website Oficialhttp://correr.visitmuve.it
Inauguração: 1830
Horário: 10:00 – 17:00
Estilo Arquitetónico: Arquitetura barroca
Telefone: +39 041 240 5211
Obras de Arte: Two Venetian Ladies
Província: Veneza

Museu Correr em Veneza

Museu Correr em Veneza

A Biblioteca Nazionale Marciana é a mais importante biblioteca de Veneza e uma das maiores de Itália. Contém uma das mais ricas colecções de manuscritos do mundo.

Endereço: Piazzetta S. Marco, 7, 30124 Venezia, Itália
Website Oficialhttp://marciana.venezia.sbn.it
Inauguração: 1560
Horário: 08:00 – 19:00
Estilo Arquitectónico: Ordem Dórica, Ordem Jônica
Telefone: +39 041 240 7211
Arquitetos: Jacopo Sansovino, Vincenzo Scamozzi
Província: Veneza

Biblioteca Marciana em Veneza

Biblioteca Marciana em Veneza

O Palácio Contarini del Bovolo é um pequeno palácio de Veneza, muito conhecido pela sua escadaria de caracol no exterior, que tem um grande número de arcos, e que é conhecida como a “Scala Contarini del Bovolo”.

Endereço: S. Marco, 4299, 30124 Venezia, Itália
Website Oficialhttp://www.irevenezia.it
Telefone: +39 041 260 1974
Função: Palácio
Província: Veneza

Palazzo Contarini del Bovolo em Veneza

Palazzo Contarini del Bovolo em Veneza

A Igreja de Santa Maria dos Milagres é uma igreja de Veneza, templo católico de estilo renascentista construído entre 1481 e 1489, projetado por Pietro Lombardo.

Endereço: Cannaregio, 6074, Venezia, Itália
Website Oficial:
Telefone: +39 041 275 0462
Arquiteto: Pietro Lombardo
Província: Veneza

Igreja de Santa Maria dos Milagres em Veneza

Igreja de Santa Maria dos Milagres em Veneza

A Igreja de San Roque é um edifício religioso situado no Campo San Rocco, no sestiere de San Polo em Veneza. Na mesma praça fica também a Scuola Grande di San Rocco, destacada pelas numerosas pinturas de Tintoretto.

Endereço: Campo San Rocco, 3052, 30125 San Polo, Venezia VE, Itália
Website Oficialhttp://www.scuolagrandesanrocco.org/it
Inauguração: 1771
Telefone: +39 041 523 4864
Arquiteto: Bartolomeo Bon
Província: Veneza

Igreja de São Roque

Igreja de São Roque

O Campo San Polo é o maior campo de Veneza e o espaço público mais popular depois da Praça de São Marcos. O seu nome provém de São Paulo. Situa-se no sestiere do mesmo nome.

Endereço: Campo San Rocco, 3052, 30125 San Polo, Venezia VE, Itália
Website Oficial:
Inauguração: 1771
Telefone: +39 041 523 4864
Arquiteto: Bartolomeo Bon
Província: Veneza

Campo San Polo, Veneza

Campo San Polo, Veneza

Endereço: Santa Croce, 1992, 30135 Venezia, Itália
Website Oficialhttp://mocenigo.visitmuve.it
Telefone: +39 041 721 798
Província: Veneza

Museu di Palazzo Mocenigo

Museu di Palazzo Mocenigo

São Miguel é uma ilha de Veneza. A ilha é um cemitério e está associada ao sestiere de Cannaregio. A ilha tornou-se o cemitério de Veneza em 1807, quando, durante a ocupação francesa, foi decidido proibir os enterramentos nas ilhas principais.

Sepultamentos: Joseph Brodsky, Ígor Stravinski
Província: Veneza

São Miguel é uma ilha de Veneza

São Miguel é uma ilha de Veneza

A Igreja de São Zacarias é um edifício religioso de Veneza, situado a pouca distância da Basílica de São Marcos no sestiere de Castello, no tranquilo Campo San Zaccaria. Pertence à diocese do Patriarcado de Veneza.

Endereço: Campo S. Zaccaria, 4693, 30122 Venezia, Itália
Website Oficialhttp://www.turismovenezia.it/Venezia/Chiesa-di-San-Zaccaria-6139.html
Telefone: +39 041 522 1257
Província: Veneza

Igreja de São Zacarias. Veneza, Província de Veneza, Itália. / San Zaccaria Church (Chiesa di San Zaccaria). Venice, Province of Venice, Italy.

Igreja de São Zacarias

Endereço: Campo Santa Maria del Giglio San Marco, Venezia, Itália
Website Oficialhttp://www.chorusvenezia.org
Inauguração: 1681
Telefone: +39 041 275 0462
Província: Veneza

Santa Maria Zobenigo

Santa Maria Zobenigo

A Igreja de São Sebastião é uma igreja de Veneza, no sestiere de Dorsoduro. A construção iniciou-se em 1506 e terminou em 1548. Pertence ao estilo renascentista. O templo foi consagrado em 1562.

Endereço: Campo San Sebastiano Loc. Dorsoduro, Venezia, Itália
Website Oficialhttp://www.chorusvenezia.org
Inauguração: 1548
Telefone: +39 041 275 0462
Arquitecto: Antonio Abbondi
Província: Veneza

Igreja de São Sebastião

Igreja de São Sebastião

A Igreja de São Pantaleão é um edifício religioso situado no Campo San Pantalon, não muito longe do Campo Santa Margherita, no sestiere de Dorsoduro, pertencente ao patriarcado de Veneza.

Endereço: 30123 Venice, Itália
Website Oficialhttp://www.sanpantalon.it
Província: Veneza

Igreja de São Pantaleão

Igreja de São Pantaleão

Quer visitar os principais monumentos em Veneza? Compre antecipadamente os ingressos e evite as filas!

Visite a Select Italy Brasil e planeie a sua viagem à cidade icónica de Veneza!

Deixe o seu comentário

comentário



4 thoughts on “Pontos Turísticos de Veneza na Itália

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Prove you\'re not a spambot: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.